Psicóloga Deusa Samú fará palestra sobre “Renovação Espiritual”

10/04/2018 22h52

Nesta quarta-feira (11), às 19h30, a psicóloga clínica e hospitalar, Deusa Samú, de São Paulo, falará sobre "Renovação Espiritual" como parte da programação da 4ª Semana Espírita de Dourados, que será realizada até domingo, no Teatro Municipal. Um pouco antes, às 19h, começa a harmonização com a apresentação musical de Catito e Célia.

Renovação espiritual está relacionada ao exemplo da transformação de Paulo, perseguidor dos cristãos, em Saulo, apóstolo de Jesus. Uma das referências bíblicas é a Epístola de Paulo aos Romanos: Não vos conformeis com esse mundo, transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (Romanos, Capítulo 12, Versículo 12).

Sempre com base no Evangelho de Jesus, tendo a Psicologia como pano de fundo e a doutrina dos espíritos como coluna de sustentação, Deusa Samú aborda as mudanças de postura dos cristãos quando se assume a perspectiva de que são espíritos imortais.

Autora de diversos livros como "Almas no divã" e "Casos de vida, dor morte... e RENASCIMENTO", Deusa Samú é psicóloga e psicoterapeuta com especialização em Tanatologia pela USP (educação para a morte), membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), da Associação Brasileira de Psicologia Espírita (ABRAPE) e da Associação Médico Espírita de São Paulo (AME-SP).

Com o tema geral "O sentido da vida", a programação da 4ª Semana Espírita prossegue até 15 de abril com outros palestrantes renomados nacionalmente, entre eles, Margarete Áquila, Mônica de Medeiros, André Trigueiro e Ana Teresa Camasmir, vindos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O evento é aberto a todos os interessados pelas temáticas abordadas, sejam espíritas ou não, e a entrada é gratuita. Quem puder pode colaborar com alimentos não perecíveis que serão arrecadados no local para assistência social.

A realização é do Movimento Espírita Francisco de Assis (MEFA) com apoio de diversas casas espíritas, patrocinadores e parceria de divulgação da web rádio Portal da Luz e do site Vozes Espíritas.

PROGRAMAÇÃO

12 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra musicada com o tema "A Casa Mental", com Margarete Áquila, cantora e compositora, de São Paulo (SP);

13 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra sobre "Fé: o desafio do homem no século XXI", com Mônica de Medeiros, médica e escritora, de São Paulo (SP);

14 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra sobre "A valorização da vida: a prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo", com André Trigueiro, jornalista e escritor, de Rio de Janeiro (RJ);

14 de abril, das 14h às 16h30, no MEFA – Seminário sobre "A saúde como uma escolha do espírito", com Mônica de Medeiros, médica e escritora, de São Paulo (SP);

15 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra sobre "O sentido da vida à luz do espiritismo", com Ana Teresa Camasmie, psicóloga e filósofa, Rio de Janeiro (RJ).

15 de abril, das 9h às 11h30, no Teatro Municipal - Seminário "Espiritismo e Ecologia – a regeneração de dentro pra fora", com André Trigueiro, jornalista e escritor, de Rio de Janeiro (RJ).

SOBRE OS PALESTRANTES

Margarete Áquila – compositora e intérprete, escritora, psicanalista clínica e hipnóloga. Há 20 anos desenvolve seu trabalho musical para relaxamento, elevação de alma e autoconhecimento. Gravou 9 cds e 2 dvds. É presidente da Casa do Consolador, em São Paulo, com um trabalho espiritual intenso para animais, moradores de rua e famílias carentes. Escreveu livros na área da fenomenologia de casos ufólogos e autoconhecimento.

Mônica de Medeiros – médica formada pela Universidade de Campinas (Unicamp), com especialização na Universidade de Illinois, em Chicago, entre 1988 e 1990, quando se tornou membro da Sociedade Internacional de Cirurgia. Foi fundadora e presidente da Casa do Consolador, centro com 15 anos de existência.

André Trigueiro – jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE-UFRJ, onde leciona a disciplina de "Geopolítica Ambiental", editor-chefe do Programa Cidades e Soluções, da Globo News, professor de jornalismo ambiental na PUC-Rio, escritor, palestrante e comentarista da rádio CBN, colunista do G1 e da Folha de S. Paulo.

Ana Teresa Camasmie – doutora em Psicologia pela UFF-RJ (2012), mestre em Filosofia pela PUC-SP (2007), especialista em Psicologia Clínica pela PUC-MG (2001), graduada em Psicologia pela UERJ-RJ (1990). Autora do livro "Psicoterapia de grupo na abordagem Fenomenológico-existencial: Contribuições heideggerianas" (Ed. Via Verita, 2014). Atua em constelações familiares, psicoterapia existencial, dinâmica de grupo.

Texto: Karine Segatto Foto: Divulgação