Dourados sediará o maior evento de formação de voluntariado de MS

12/12/2018 12h01

Cidade Universitária. Foto: Franz Mendes Cidade Universitária. Foto: Franz Mendes

Dourados sediará o maior evento de formação de voluntariado de MS

Douradosserá uma das cinco cidades do Brasil a sediar a 63ª Concafras PSE – Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita, de 2 a 5 de março de 2019. As atividades acontecerão na UFGD e na UEMS, localizadas na Cidade Universitária (Rodovia Dourados-Itahum, Km 12).

O evento acontecerá ao mesmo tempo nos municípios de Boa Vista (RR), Lucas do Rio Verde (MT), Piranhas (AL) e São Carlos (SP), envolvendo milhares de pessoas na programação que terá como tema: "A minha paz vos dou" (JO 14:27).

O público é formado por voluntários, simpatizantes, trabalhadores espíritas e pessoas em geral que têm interesse nas mais diversas áreas de assistência e promoção social como atendimento a crianças, adolescentes, idosos, gestantes e outros grupos sociais.

O propósito é aperfeiçoar atividades e promover a fraternidade. Para isso, serão oferecidos mais de 50 cursos teórico-práticos em Dourados, além de muita música, confraternização, troca de experiências, dinâmicas e lançamentos de materiais inéditos como livros e vídeos espíritas.Muitos dos temas abordados agregam participantes de diferentes religiões como a prevenção ao suicídio, a conscientização contra o aborto e o combate à depressão e ao uso de drogas.

As inscrições estão abertas, podem ser realizadas na página do evento (http://www.concafras.com/site/concafras/), e incluem refeições durante o evento (café da manhã, almoço e jantar), alojamento e um livro sobre o congresso. Se o participante não quiser ficar no alojamento, pode se hospedar nos hotéis da cidade. A lista de hotéis está disponível no site do evento.

Só em Dourados, a organização espera reunir aproximadamente 1,2 mil participantes, configurando-se como um dos maiores eventos de voluntariado do estado. Além de pessoas de todo o Mato Grosso do Sul, estão confirmadas caravanas de Porangatu (GO), Ceres (GO), Rio Verde (GO) e Castro (PR). Também estão sendo organizadas caravanas de outros países, como Argentina e Bolívia e especialmente do Paraguai, com fronteira localizada a somente 120 km de Dourados.

Em Dourados, a organização é dos Centros Espíritas Jesus de Nazaré e Maria de Nazaré. Com 63 anos de história e milhares de vidas impactadas, a última vez em que Dourados sediou a Concafras foi em 1990, organizada pelo Centro Espírita Amor e Caridade. A edição mais recente aconteceuno Carnaval de 2018, com mais de 2 mil pessoas em Campo Grande.

SOBRE A CONCAFRAS A CONCAFRAS-PSE - Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita - é um encontro anual de trabalhadores espíritas realizado há 63 anos. Realizada sempre no período de Carnaval, o evento promove a fundação e aperfeiçoamento de centenas de trabalhos de assistência e promoção social espírita em todo o país.

SOBRE DOURADOS Dourados possui atualmente mais de 218 mil habitantes (IBGE 2017), configurando-se como polo de saúde, educação e serviços para 35 municípios da Região. Destaca-se pela produção agrícola de soja e milho e na pecuária pela produção de bovinos. Outros setores que movimentam a economia são as universidades (UFGD, UEMS, UNIGRAN e Anhanguera) e os órgãos públicos, especialmente dos poderes Executivo e Judiciário.

Localizada a 220 km de Campo Grande e a 120 km da fronteira com o Paraguai, outra característica da cidade é a diversidade étnica e a riqueza cultural proporcionada pela convivência entre os povos indígenas e os imigrantes brasileiros e estrangeiros que vieram para cultivar a terra no final do século XIX.

CONTATOS http://www.concafras.com/site/concafras/ Evento: https://www.facebook.com/events/208348053277899/ Secretaria da ConcafrasDourados: se.cejndourados@gmail.com

Serviço Evento: 63ª CONCAFRAS-PSE – Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza-Promoção Social Espírita Data: 02 a 05 de março de 2019 Local: UFGD e UEMS, na Cidade Universitária (Rodovia Dourados-Itahum, Km 12).

Texto: Comissão de Comunicação Social da 63a Concafras