“Jesus é o cara!”

25/12/2017 14h33

Ele falou sobre o Deus único, o amor a Deus, mas também o amor ao próximo e a si mesmo

Numa das aulas que ministrava neste ano, mais precisamente, no mês de setembro, perguntei aos alunos quem foi Jesus. Para meu espanto, olhava em cada rosto e a interrogação continuava no ar. Muitas dúvidas pairavam e a resposta não chegava, até que uma das jovens respondeu em alto e bom tom: "Jesus, foi o cara!". "Oh, aleluia", exclamei , devolvendo com outra pergunta: "O cara? Como assim?". "Ele morreu para salvar todos nós", acrescentou um dos jovens. Morreu para nos salvar, como assim? Senti ali, a necessidade de apresentar àquela turma, o significado da existência de Jesus, o Cristo.

Fundamentada na Bíblia e no Evangelho Segundo o Espiritismo falei que Jesus, vivendo seu tempo, construiu valores universais únicos e que pela profundidade e extensão, modificaram os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos da Humanidade. Jesus demonstrou, na sua relação com aquele povo, a viabilidade de um padrão de comportamento através do exemplo de vida. Ele falou sobre o Deus único, o amor a Deus, mas também o amor ao próximo e a si mesmo. Demonstrou, através de parábolas que tocavam a intimidade de cada um, a importância do perdão e da boa relação com o próximo. Conclamou para que não apontassem os defeitos do outro em praça pública, sem antes olhar, primeiramente para si.

Foi através do comportamento amoroso e atencioso às necessidades do ser humano que ofereceu ensinamentos para a conquista da felicidade plena e explicou que para alcançar o Reino de Deus, cada um deveria se auto-iluminar. "Mas como assim?", perguntaram muitas pessoas daquela época. "Não faça ao outro, o que não gostaria que o outro te fizesse", "Atire a primeira pedra quem estiver sem pecado", e tantos outros ensinamentos que se fossem seguidos na intimidade de cada ser, a humanidade seria diferente.

Para facilitar a melhoria nas relações, Ele resumiu os 10 mandamentos em: "Amarás o Senhor teu Deusde todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!" Esse é o maior e o primeiro mandamento.

O segundo é semelhante a esse: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."

Toda a Lei e os profetasdependem desses dois mandamentos.

Jesus também ensinou: • Deus único é o pai de todos (todos são iguais perante Deus) • Ame a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o espírito, e ame seu próximo como a si mesmo, essa é toda a lei e todos os profetas estão contidas nela. • Trate todos os homens da mesma forma que você gostaria de ser tratado. • Ame seus inimigos e faça o bem àqueles que o odeiam e ore por aqueles que o perseguem e caluniam. • Aquele dentre vocês que não tiver errado, que atire a primeira pedra • Eu não digo que deva perdoar ao seu irmão até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes. • Reconcilie-se com seu adversário enquanto estiver com ele no caminho. • Não julgue a fim de que não seja julgado. • Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. • O homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida pela de muitos. • Por que vê um cisco no olho de vosso irmão, você que não vê uma trave no seu olho? • Que a sua mão esquerda não saiba o que faz a sua mão direita. • Não se acende uma candeia para colocá-la sob o alqueire, mas sobre o candeeiro a fim de que ela clareie todos aqueles que estão na casa. • Não há nada de secreto que não deva ser descoberto, nem nada de oculto que não deva ser conhecido. • Fora da caridade não há condições de se alcançar um conhecimento maior de si mesmo e da vida. • Bem aventurados os que choram, porque serão consolados; os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados; os humildes porque deles é o reino dos céus; aqueles que têm o coração puro porque verão a Deus; aqueles que são brandos porque possuirão a Terra; os pacíficos, porque eles serão chamados de filhos de Deus; aqueles que são misericordiosos porque eles próprios obterão misericórdia

Eis aqui, parte do currículo de Jesus, importante guia e modelo para o aperfeiçoamento do ser humano. Feliz natal! Parabéns ao aniversariante: Jesus!

Fátima Frota - pedagoga