"O sentido da vida" será o tema central da 4ª Semana Espírita de Dourados

06/04/2018 17h07

Vansan fará a abertura nesta terça-feira Vansan fará a abertura nesta terça-feira

Qual o sentido da sua vida? Qual a direção que você dá a ela? Estes são alguns dos questionamentos que a 4ª Semana Espírita de Dourados quer provocar no público das palestras e seminários que serão promovidos de 10 a 15 de abril, no Teatro Municipal.

A reflexão começa na primeira noite (10) com a palestra musicada do cantor e compositor Vansan, "Jesus e o sentido da vida". Na 4ª feira (11), a psicóloga clínica e hospitalar, especializada em luto, Deusa Samu vai refletir sobre a Renovação Espiritual.

Já no terceiro dia (5ª feira) será realizada outra palestra musicada, desta vez com a cantora e compositora Margarete Áquila, de São Paulo que vai abordar "A Casa Mental". A psicanalista vai falar dos conteúdos guardados na mente e que podem ser refletidos por aqueles que buscam o sentido da vida.

Falar sobre "Fé: o desafio do homem no século XXI", será o desafio da palestrante Mônica de Medeiros, na noite de sexta-feira, 13 de abril.

No sábado (14), o tema "O Sentido da Vida" recebe versões em "Valorização da Vida: a prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo", com o jornalista, professor e escritor do Rio de Janeiro, André Trigueiro. O suicídio é considerado como um problema de saúde pública e o conferencista vai destacar a prevenção e a importância do tratamento nas áreas da saúde, incluindo a fluidoterapia.

Ainda no domingo, a psicóloga e filósofa Ana Tereza Camasmie, também do Rio, fecha o ciclo de palestras, abordando "O Sentido da Vida à Luz do Espiritismo". As palestras começarão sempre às 19h30 e os seminários às 9h e às 14h, conforme cronograma da programação.

Para a Adriana Rochas e Munir Hajj, organizadores do evento, a intenção do ciclo de palestras é promover reflexões sobre qual o sentido da vida para cada indivíduo. O tema se baseia no momento em que se está vivendo, na situação do ser humano enquanto viajante do tempo. O objetivo seria despertar no outro a visão da vida futura, a fim de que se proceda no presente de acordo com as expectativas do amanhã.

SEMANA ESPÍRITA

A 4ª Semana Espírita é um evento aberto a todos os interessados pelas temáticas abordadas, sejam espíritas ou não, e a entrada é gratuita. Quem puder pode colaborar com alimentos não perecíveis que serão arrecadados no local para assistência social.

Para harmonizar o ambiente antes de cada palestra, músicos convidados farão apresentações às 19h e está prevista a participação de Giani Torres, Catito & Célia, Sócrates, Cleydison e Quarteto JN (Nenê, Elisângela, Flávia e Alessandro).

A realização é do Movimento Espírita Francisco de Assis (MEFA) com apoio de diversas casas espíritas, patrocinadores e parceria de divulgação da web rádio Portal da Luz e do site Vozes Espíritas.

PROGRAMAÇÃO

10 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra musicada com o tema "Jesus e o sentido da vida", com Vansan, cantor e compositor, de Mogi das Cruzes (SP);

11 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra sobre "Renovação espiritual", com Deusa Samu, psicóloga e escritora, de São Paulo (SP);

12 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra musicada com o tema "A Casa Mental", com Margarete Áquila, cantora e compositora, de São Paulo (SP);

13 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra sobre "Fé: o desafio do homem no século XXI", com Mônica de Medeiros, médica e escritora, de São Paulo (SP);

14 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra sobre "A valorização da vida: a prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo", com André Trigueiro, jornalista e escritor, de Rio de Janeiro (RJ);

14 de abril, das 14h às 16h30, no MEFA – Seminário sobre "A saúde como uma escolha do espírito", com Mônica de Medeiros, médica e escritora, de São Paulo (SP);

15 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal – Palestra sobre "O sentido da vida à luz do espiritismo", com Ana Teresa Camasmie, psicóloga e filósofa, Rio de Janeiro (RJ).

15 de abril, das 9h às 11h30, no Teatro Municipal - Seminário "Espiritismo e Ecologia – a regeneração de dentro pra fora", com André Trigueiro, jornalista e escritor, de Rio de Janeiro (RJ).

SOBRE OS PALESTRANTES

Vansan – músico profissional com mais de 36 cds e um dvd gravados, autodidata, toca violão e compõe desde os 8 anos de idade sem nunca ter estudado música. É músico profissional desde 1978. Formado em Comunicação Social e Artes. Há mais de 15 anos evangeliza por meio da música no projeto "Terapia Musical do Amor".

Deusa Samu – psicóloga e psicoterapeuta com especialização em Tanatologia pela USP (educação para a morte). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), da Associação Brasileira de Psicologia Espírita (ABRAPE), Associação Médico Espírita de São Paulo (AME-SP). Autora de diversos livros.

Margarete Áquila – compositora e intérprete, escritora, psicanalista clínica e hipnóloga. Há 20 anos desenvolve seu trabalho musical para relaxamento, elevação de alma e autoconhecimento. Gravou 9 cds e 2 dvds. É presidente da Casa do Consolador, em São Paulo, com um trabalho espiritual intenso para animais, moradores de rua e famílias carentes. Escreveu livros na área da fenomenologia de casos ufólogos e autoconhecimento.

Mônica de Medeiros – médica formada pela Universidade de Campinas (Unicamp), com especialização na Universidade de Illinois, em Chicago, entre 1988 e 1990, quando se tornou membro da Sociedade Internacional de Cirurgia. Foi fundadora e presidente da Casa do Consolador, centro com 15 anos de existência.

André Trigueiro – jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE-UFRJ, onde leciona a disciplina de "Geopolítica Ambiental", editor-chefe do Programa Cidades e Soluções, da Globo News, professor de jornalismo ambiental na PUC-Rio, escritor, palestrante e comentarista da rádio CBN, colunista do G1 e da Folha de S. Paulo.

Ana Teresa Camasmie – doutora em Psicologia pela UFF-RJ (2012), mestre em Filosofia pela PUC-SP (2007), especialista em Psicologia Clínica pela PUC-MG (2001), graduada em Psicologia pela UERJ-RJ (1990). Autora do livro "Psicoterapia de grupo na abordagem Fenomenológico-existencial: Contribuições heideggerianas" (Ed. Via Verita, 2014). Atua em constelações familiares, psicoterapia existencial, dinâmica de grupo.

*Texto: Fátima Frota e Karine Segatto *